quinta-feira, 8 de setembro de 2011

PROJETO PEDAGÓGICO
“PEQUENO LEITOR”
“A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria.”
Paulo Freire
·         INTRODUÇÃO: O Projeto Pequeno Leitor é um conjunto de ações que ajudarão o Colégio Fênix na democratização do acesso ao mundo da literatura. Isso significa possibilitar a interação com a cultura escrita por parte dos professores, alunos e comunidade, além de desenvolver suas respectivas competências leitoras.
·         JUSTIFICATIVA: Toda criança deve ser incentivada a ler mesmo antes de saber fazê-lo, como já dizia Paulo Freire: ”...A leitura do mundo precede sempre a leitura da palavra...”
Assim o contato com o mundo da leitura se faz necessário desde a criança bem pequena, a partir da simples leitura do pai ou da mãe para seu filho, do contato direto com o livro, através de questionamentos e do saber ouvir os pequenos, podem-se alcançar resultados impressionantes com os mesmos, haja vista que a motivação leva qualquer e todo indivíduo a superar-se e avançar no seu aprendizado.
A importância e necessidade de se colocar a criança em contato com a literatura faz surgir este projeto com intuito de inserir no mundo letrado crianças que não codificam o código gráfico, mas lêem e interpretam através de histórias contadas, imagens, músicas, dentre outros.
Contudo desenvolveremos atividades que facilitarão o contato e amplitude do repertório literário inicial dessas crianças, para que possam construir seu próprio ou novo repertório a partir do que já sabem e irão aprender.
·         OBJETIVO GERAL: Desenvolver o gosto pela leitura.
·         OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
1-    Conhecer e instigar o repertório literário que as crianças já possuem;
2-    Valorizar e ampliar os conhecimentos prévios dos alunos;
3-    Aguçar a criatividade;
4-    Utilizar a leitura como fonte de informação e prazer;
5-    Criar possibilidades para que as crianças possam analisar com olhar crítico o mundo que as cerca;
6-    Interpretar textos ouvidos e lidos;
7-    Ter a oportunidade de apreciar e escolher livros;

8-    Dialogar sobre as histórias lidas e ouvidas;

9-    Conhecer o livro como um todo: autor, capa, ilustrações, personagens, tempo, cenário da história, etc;

10- Fazer o conto e o reconto das histórias.

·         DESENVOLVIMENTO:
1-    Cantinho da leitura;
1º- Estimular a curiosidade das crianças através do Cantinho da Leitura montado em sala de aula, deixando que tenham contato direto com livros e textos;
2º- Manter o aluno sempre informado do Projeto Pequeno Leitor através de diálogo constante e levando-os a sempre utilizarem o cantinho da leitura;
 3º- Trabalhar com livros literários a fim de despertar no aluno a vontade de produzir, recontar através de registros com a mediação do professor.
4º-Manter o Cantinho de Leitura sempre organizado e levar os alunos a selecionarem o livro da semana para ser trabalhado detalhadamente;
5º- Incentivar os alunos a uma vez por semana levarem um livro para casa para que os pais ou responsáveis possam ler para eles;
6º-É necessário que os alunos tenham estímulo constante para que os alunos participem e tenham oportunidade de se expressar, respeitando sempre a opinião e idéias dos coleguinhas.
2-    Explorando o livro:
1º- Conhecer o livro enquanto objeto: suas marcas, significados, textos a serem lidos, desenhos a serem vistos e interpretados, capa, autor editora, forma de manuseio do livro;
2º-Trabalhar os personagens;
3º- Compreender o título;
3-     A história contada pelo professor:
1º- Ler para a turma na rodinha;
2º- Ler a história para que os alunos ouçam e antes de serem alfabetizadas possam se apropriar da linguagem escrita através da leitura feita pelo professor;
3º- Fazer a leitura e constantes questionamentos acerca do título ilustrações, personagens;
4º- Interferir sempre que necessário para saber se os alunos estão interados.
4-    Envolvimento com a literatura:
1º- As crianças devem expressar suas opiniões através da fala, desenhos colagens, pinturas...;
2º- O professor será o mediador e orientador durante a análise do livro, estimulando a criança a opinar com visão crítica sobre o livro como um todo: título, capa, ilustrações, bonito, feio, interessante, início e final da história, personagens, etc;
5-    Produzindo um livro:
1º- Após trabalhar e explorar bem os livros literários, cabe ao professor mediar mais uma vez para que seus alunos possam continuar a produzir;
2º- As crianças farão a construção coletiva da história na rodinha, definirão o gênero (conto de fada, romance, história em quadrinho, carta, cartão, dentre outros); personagens, início, meio e fim, editora, título, personagens, autores;
3º- O professor escreverá e mostrará a diferença entre texto oral e escrito;
4º- Fará a correção e interpretação;
5º- Ilustração e formato do livro;
6º- Elaboração do título e capa;
7º- Crítica literária;
8º- Referência bibliográfica;
9º- Dramatização (cantinho das dramatizações);
10º- O livrão feito coletivamente e será levado para casa cada dia por uma criança  para que os pais possam apreciar, avaliar e registrar suas opiniões;
6-    Culminância:
A culminância acontecerá com a edição de um livro que será exposto juntamente com todos os trabalhos produzidos pelos alunos do Colégio.
Observação: Caro professor, cabe ressaltar que, a realização e sucesso deste projeto dependerão totalmente da forma como será trabalhado e do incentivo dado aos alunos, assim contamos com o empenho e vontade de todos para que possamos juntos reverenciar com firmeza ainda mais a nossa proposta de trabalho.


Nenhum comentário:

Postar um comentário