quinta-feira, 8 de setembro de 2011

PROJETO PEDAGÓGICO ENSINO FUNDAMENTAL
Ler e escrever! Tudo a ver!
“Conhecer é tarefa de sujeitos, não de objetos. E é como sujeito e somente enquanto sujeito, que o homem pode realmente conhecer.”

·         INTRODUÇÃO: A criança que se apropria desde cedo dos prazeres da leitura vai descobrir uma fonte inesgotável de alegria, sendo assim, o incentivo e um trabalho contínuo da escola e família é imprescindível para a formação e inserção de leitores no mundo moderno.
·         JUSTIFICATIVA: Sabendo-se da importância da leitura para o desenvolvimento intelectual e social do ser humano e sendo o professor um mediador apto a proporcionar ao educando a aquisição da leitura e escrita, sente-se a necessidade de desenvolver um trabalho dinâmico que envolva e explore o gosto pela leitura e escrita, baseado na diversidade textual imersa no nosso cotidiano, cotidiano este que exige de todos não somente a alfabetização, mas também o letramento.
·         OBJETIVO GERAL: Desenvolver o gosto pela leitura e escrita.
·         OBJETIVOS ESPECÍFICOS: 1- Envolver alunos e professores de forma prazerosa,
            2- Ler livros ou textos de diversos gêneros;
            3- Produzir textos;
            4- Fazer inferências em textos lidos e produzidos;
            5- Emitir opinião e aceitar a opinião dos colegas;
            6- Fazer distinção dos diferentes portadores de texto;
            7- Entender a função social de cada gênero;
            8- Conscientizar os familiares sobre a importância da leitura;
           9- Utilizar a leitura como fonte de prazer e informação, ampliando o repertório dos alunos com diferentes gêneros de textos, autores e ilustradores;
            10- Envolver toda a família no projeto;
            11- Alcançar de forma satisfatória o envolvimento e aptidão dos alunos pelo mundo da leitura.
·         DESENVOLVIMENTO:
Primeiro momento:
Apresentar aos alunos o livro: “O Carteiro Chegou” de Janet e Allan Ahlberg. Este livro proporcionará ao aluno aprender sobre os diferentes portadores de texto de forma lúdica e prazerosa. O professor tem a possibilidade de trabalhar gradativamente todos os portadores com criatividade e dinamismo e ainda auxiliar seus alunos no aprendizado de como, quando e porque utilizar esses gêneros. Para trabalhar com o livro é necessário que o professor tenha em mente os seguintes norteamentos: O quê ensinar, como ensinar, quando ensinar, para quê e como ensinar. Tendo como princípio estes questionamentos, fica claro e certo que todos os objetivos serão consolidados com sucesso.
No decorrer do trabalho com o livro, para enriquecer ainda mais o âmbito escolar será criado a Caixinha de Correspondências, onde as crianças poderão colocar suas correspondências e averiguar se há “cartinhas” para eles.
Todas as crianças serão incentivadas a enviarem correspondências para diferentes pessoas dentro do Colégio, desde os colegas em sala de aula, até os demais alunos e funcionários.
Segundo momento: Cada professor dará continuidade ao trabalho com os diferentes portadores de texto utilizando a “Mala viajante”.
A Mala viajante é uma maleta de papelão, que contém vários textos (fábulas, jornalísticos, narrativas, relatórios, panfletos, bulas, receitas, dissertações, resenhas, contos, histórias em quadrinhos, capas de CD ou DVD, tabelas, embalagens, poesias- cordel-, rimas, dentre outros.
Toda terça-feira um aluno levará a Mala viajante para casa, irá escolher um gênero e na semana seguinte (segunda-feira) no horário de literatura apresentará seu trabalho para os demais de forma criativa.
O professor deve explicar como funciona a “Mala viajante”.
A família deve ajudar o aluno a cuidar da maleta e a desenvolver o trabalho para que este seja bem feito.
Terceiro momento: Culminância
No final do projeto será editado um livro que será exposto juntamente com todos os trabalhos produzidos pelos alunos.

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